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[EXEMPLO] plataforma 3D
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makgamer
peixoto
Jiraya
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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[EXEMPLO] plataforma 3D
Nome: Plataforma 3D
Requerimentos: gm8.0
Descriçao:
exemplo ensinando como fazer um jogo 3D de plataforma.
Nível de dificuldade: mediano
Controles/Informações: teclado
imagem:
Donwload:
GMS:
https://www.sugarsync.com/pf/D1850211_159_643013562
Boa noite, vejo que o 3D no forum anda muito devagar, talvez pelo fato do 3D assustar.
no começo eu temia muito o 3D, mas depois fui vendo que nao era o bixo de 7 cabeças que eu pensava, tudo e questao de costume, quando voce Convidado saber o que cada funcao faz, nao tera dificuldades alguma para fazer seu game 3D.
depois posto umas screens do exemplo.
Requerimentos: gm8.0
Descriçao:
exemplo ensinando como fazer um jogo 3D de plataforma.
Nível de dificuldade: mediano
Controles/Informações: teclado
imagem:
Donwload:
GMS:
https://www.sugarsync.com/pf/D1850211_159_643013562
- mirrors:
- http://www.mobilefilehost.com/files/wfloX1390360709.html
Boa noite, vejo que o 3D no forum anda muito devagar, talvez pelo fato do 3D assustar.
no começo eu temia muito o 3D, mas depois fui vendo que nao era o bixo de 7 cabeças que eu pensava, tudo e questao de costume, quando voce Convidado saber o que cada funcao faz, nao tera dificuldades alguma para fazer seu game 3D.
depois posto umas screens do exemplo.
Última edição por Jiraya em Ter 28 Jan 2014, 22:48, editado 2 vez(es)
Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
Parece ser uma boa engine,
Mas infelizmente foi feita em GM 8 e por isso da vários erros ao executar no GMS :\
Mas infelizmente foi feita em GM 8 e por isso da vários erros ao executar no GMS :\
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Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
pois e, estou sem net no pc, por isso nao consigo atualizar meu gms.
mas assim que puder, irei postar uma versao para gms.
mas assim que puder, irei postar uma versao para gms.
Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
muito boa a engine, achei um erro aqui, quando aperto espaço da erro '-'
mas fora isso ta muito boa mesmo a engine
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Key Press Event for Key
for object SISTEMA:
Error in code at line 1:
surface_set_target(shadder);
^
at position 20: Unknown variable shadder
uma pergunta, porquê no create do personagem, vc pega textura do sprite dele se no fim você acaba o desenhando com o draw_sprite_ext mesmo?
mas fora isso ta muito boa mesmo a engine
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Key Press Event for
for object SISTEMA:
Error in code at line 1:
surface_set_target(shadder);
^
at position 20: Unknown variable shadder
uma pergunta, porquê no create do personagem, vc pega textura do sprite dele se no fim você acaba o desenhando com o draw_sprite_ext mesmo?
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Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
assim, desculpe foi um deslize meu.
sobre o erro
eu estava tentando criar um "shadder falso" para aplicar multi textura num objeto, mas por alguma razao quando o d3d é ativado a surface e apagada da memoria.
quanto a textura do personagem, antes de usar a sprite, eu estava usando um bloco 3D por isso tinha carregado a textura no create, mas fique a vontade para apagar essa linha.
sobre o erro
eu estava tentando criar um "shadder falso" para aplicar multi textura num objeto, mas por alguma razao quando o d3d é ativado a surface e apagada da memoria.
quanto a textura do personagem, antes de usar a sprite, eu estava usando um bloco 3D por isso tinha carregado a textura no create, mas fique a vontade para apagar essa linha.
Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
Jiraya escreveu:
no começo eu temia muito o 3D, mas depois fui vendo que nao era o bixo de 7 cabeças que eu pensava, tudo e questao de costume, quando voce JoaoVanBlizzard saber o que cada funcao faz, nao tera dificuldades alguma para fazer seu game 3D.
Bacana sua engine , gostei, meu maior desatino com relação ao 3d do game maker, são objetos que desaparecem, alguns objetos não giravam corretamente com o pivo, e objetos que ficam pretos, percebi que isso deve ser ajustado em depht, ligths e d3d_transform_set_translation de forma correta, e isso no inicio me tomava tempo, e como eu trabalhava o tempo era curto, mas agora posso treinar novamente e ver a partir da sua engine,até por que ja percebo que meu forte é o 3d e não arte 2d.
Edit:Uma Duvida, tem como aplicar um shader falso num objeto para que eu não precise criar todas as texturas num bitmap só , me pouparia um trabalho enorme na introdução de modelos 3d?
Última edição por JoaoVanBlizzard em Qua 22 Jan 2014, 13:42, editado 2 vez(es)
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Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
realmente muito bom gostei demais, vlw pelo apoio xD, realmente do geito que eu disse programar o player praticamente como se estivesse fazendo um jogo 2d normal, vlw mesmo xD
Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
Ficarei no aguardo, pois estou bastante interessado nisto.mas assim que puder, irei postar uma versao para gms.
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Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
Quiz tentar fazer o menu principal do meu jogo em 3d e continua sendo um monstro, os objetos desaparecem, a câmera não se ajusta do jeito que eu quero, que magica vcs fazem para funcionar tudo direitinho ? sempre da um problema aqui.
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Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
entao cada menu é de um jeito.
poderia subir sua engine para eu baixar?
ou apenas a parte do menu.
poderia subir sua engine para eu baixar?
ou apenas a parte do menu.
Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
Eu fiz uns testes e percebi duas coisas, primeiro , o gms que eu tava usando dava alguns defeitos com texturas em tileset e segundo, que o notbook da problema de textura no 3d do game maker, aconteceu com o jogo da fazendeira de felnw(diz ele que se trata de alguma incompatibilidade de placa ou coisa assim, aconteceu com a sobrinha dele também), tentei fazer no meu pc de mesa usando o gm8 e funcionou perfeitamente, acho que vou refazer o jogo para gm8 para evitar problemas, conhece alguma dll ou comando que possa evitar de isso acontecer em notbook que eu possa usar?
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Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
entao esse erro deve ter ocorrido pq vc n separou os textures groups adequadamente, entao quando o gms compilou ele deve ter colocado todas texturas numa unica imagem gerando um arquivo mt grande, q pode estourar a capacidade da vram.
Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
Eu vi agora, é que eu coloquei os sprite e bitmap em proporções irregulares, eu acredito que eu deveria ter feito 64x64 128x128 256x256 etc... quando eu puder eu tento refazer para ver se muda alguma coisa.
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Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
errado isso n tem nada haver com o erro, o q eu quero dizer, e que vc tem que ir nas configuracoes e criar uns 5 texture groups e depois mudar onde o seu background sera salvo.
coloque uns 4 backgrounds para o texture group1
4 no group 2 e por assim vai.
recomendo criar um texture group so para sprites tbm.
coloque uns 4 backgrounds para o texture group1
4 no group 2 e por assim vai.
recomendo criar um texture group so para sprites tbm.
Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
você quer dizer tudo dentro de uma mesmo bitmap ou mesma pasta
teria como mostar um exemplo por favor?
teria como mostar um exemplo por favor?
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Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
Jiraya, teria como fazer para mim o exemplo de plataforma 3D no GMS?
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Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
sim eu ja tenho um exemplo pronto e gostei do desempenho, esta mt mais rapido q o gm8
depois eu subo o link.
@JoaoVanBlizard
assim
tentei tirar um print mas meu gms bugado n
funciona direito.
basicamebte funcio a assim.
vc nas configuraçoes/propriedades do seu gms e
procura pela aba TEXTURE GROUPS
la vc cria seus paginas de texturasdeve ter notado
q quando o gms cria jm jogo em html5 ele cria um
arquivo.png cheio de sprites certo?
o q vamos fazer é criar mais desses arquivos e
organizar as sprites para n ficar tudo bagunçado e
consequentemente gerando um arquivo menor.
para escolher obde sua sprite/backgroind sera
salva, abra a sprits em baixo tera um controle
dropdown escrito DEFAULT clica nele e escolha
em qual textoure group quer salvar sua sprite.
depois eu subo o link.
@JoaoVanBlizard
assim
tentei tirar um print mas meu gms bugado n
funciona direito.
basicamebte funcio a assim.
vc nas configuraçoes/propriedades do seu gms e
procura pela aba TEXTURE GROUPS
la vc cria seus paginas de texturasdeve ter notado
q quando o gms cria jm jogo em html5 ele cria um
arquivo.png cheio de sprites certo?
o q vamos fazer é criar mais desses arquivos e
organizar as sprites para n ficar tudo bagunçado e
consequentemente gerando um arquivo menor.
para escolher obde sua sprite/backgroind sera
salva, abra a sprits em baixo tera um controle
dropdown escrito DEFAULT clica nele e escolha
em qual textoure group quer salvar sua sprite.
Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
Bom fico no aguardo do .GMX
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Re: [EXEMPLO] plataforma 3D
será legal ver sua engine para a gente entender melhor como funciona o GMS, eu pessoalmente preferi voltar para o gm8 pois o gms me faz voltar a refazer um projeto mais vezes do que já faço, talvez vendo alguns projetos seus e de outros ajuda a eu conseguir fazer um projeto sem ter que recomeçar o tempo todo.
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x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
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