Entrar
Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?por Super Games Sáb 18 maio 2024, 01:27
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
[Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial
"Embora pareça, eu não quero criticar nada ou ninguém. Eu gostaria apenas de passar umas dicas pequenas com o intuito de melhorar a edição de alguns tutoriais.
É bem simples e acho que isso melhoraria muito a qualidade dos tutoriais, se fosse 'seguido'."
Dicas de como fazer um bom tutorial.
Por Mr.Rafael
-
• Introdução:
Embora eu não entre com muita frequência, estou sempre por aqui, de visitante, observando o fórum. Até que me deparo com a sessão de tutoriais e... bem, eu acho algo ótimo ver pessoas dedicando seu tempo para nos ensinar coisas novas e ajudar os novatos na criação de jogos.
No entanto, temos toneladas de tutoriais ensinando a criar um "primeiro jogo", ou "uma plataforma". Existem tutoriais que explicam quase a mesma coisa de outro que está a algumas simples colunas atrás. Alguns também não possuem uma boa formatação, fazendo com que não venhamos a entender com clareza o que está escrito. Esse é meu ponto.
#1 - Assunto do tutorial:
Eu sei que vários usuários daqui do fórum gostam de ajudar outras pessoas. Isso é bom, mas antes de ajudarmos em alguma coisa, vamos ver se mais alguém já não havia explicado antes.
Mesmo que não seja proibido, é bom não ter tantos tutoriais repetidos. Assim, a sessão fica mais limpa e consequentemente deixa outras lições mais visíveis. Não quero desmotivar ninguém a criar um tutorial, mas que possa "inovar" um pouco no conteúdo. (existem milhões de tutoriais de "como fazer um primeiro jogo". Você não necessariamente precisaria fazê-lo outra vez)
#2 - Parágrafos e tópicos:
Um tutorial bem organizado requer uma boa separação de linhas e tópicos (como o texto acima). Isso facilita a procura pelo procedimento desejado e o torna mais legível.
Você também pode usar o negrito e o itálico para destacar algumas partes. Pode não parecer muito útil, mas se usado corretamente, permite maior compreensão do texto, destacando palavras-chaves importantes. No caso deste tutorial, eu estou dando espaços em cada parágrafo, para separar melhor os textos. Com essa simples adição, você estará melhorando e muito a sua explicação.
#3 - Imagens:
Imagens são ótimas para ilustrar procedimentos avançados, e às vezes resume o que poderia ser dito com palavras. Isso não é uma coisa que se possa "ensinar a fazer", mesmo porque as imagens são feitas à escolha do usuário. Mas eu gostaria de dar umas pequenas dicas...
Imagens geralmente são mostradas afim de se representar o progresso do conteúdo envolvido. Então, às vezes, não é preciso colocar "sprites-exemplo", ou "um projeto vazio" para ilustrar. Eu recomendo usar imagens quando se estiver em um estado razoável do projeto.
Cheque também o tamanho das imagens e o lugar onde elas vão estar. Quanto melhor for visualizada pela página, mais limpo o seu tutorial fica.
#4 - Linhas de código e DnD:
Isso puxa mais para as dicas #2 e #3, então não há muito o que dizer a respeito. Basta usar a tag
O DnD muitas vezes não é tão bem compreendido por meio de imagens, então é uma boa explicar a lógica das funções e a organização delas. Quanto aos códigos, linhas de comentário para facilitar a função delas ajudam, embora eu ainda não veja total necessidade.
• Considerações finais:
Novamente, eu quero deixar claro que não pretendi criticar o ato de postar tutoriais, considero isso até bom para o fórum, pois mostra que temos bons usuários tentando explicar sobre como fazer diversas coisas. Quis apenas dar uns toques sobre como poder melhorar o conteúdo e organizá-lo para facilitar a compreensão.
Esse é um mini-tutorial, então não possui explicações tão bem detalhadas e coisas do tipo. Espero ter sido bem compreendido e ajudado em algum ponto.
o/
É bem simples e acho que isso melhoraria muito a qualidade dos tutoriais, se fosse 'seguido'."
Dicas de como fazer um bom tutorial.
Por Mr.Rafael
-
• Introdução:
Embora eu não entre com muita frequência, estou sempre por aqui, de visitante, observando o fórum. Até que me deparo com a sessão de tutoriais e... bem, eu acho algo ótimo ver pessoas dedicando seu tempo para nos ensinar coisas novas e ajudar os novatos na criação de jogos.
No entanto, temos toneladas de tutoriais ensinando a criar um "primeiro jogo", ou "uma plataforma". Existem tutoriais que explicam quase a mesma coisa de outro que está a algumas simples colunas atrás. Alguns também não possuem uma boa formatação, fazendo com que não venhamos a entender com clareza o que está escrito. Esse é meu ponto.
#1 - Assunto do tutorial:
Eu sei que vários usuários daqui do fórum gostam de ajudar outras pessoas. Isso é bom, mas antes de ajudarmos em alguma coisa, vamos ver se mais alguém já não havia explicado antes.
Mesmo que não seja proibido, é bom não ter tantos tutoriais repetidos. Assim, a sessão fica mais limpa e consequentemente deixa outras lições mais visíveis. Não quero desmotivar ninguém a criar um tutorial, mas que possa "inovar" um pouco no conteúdo. (existem milhões de tutoriais de "como fazer um primeiro jogo". Você não necessariamente precisaria fazê-lo outra vez)
#2 - Parágrafos e tópicos:
Um tutorial bem organizado requer uma boa separação de linhas e tópicos (como o texto acima). Isso facilita a procura pelo procedimento desejado e o torna mais legível.
Você também pode usar o negrito e o itálico para destacar algumas partes. Pode não parecer muito útil, mas se usado corretamente, permite maior compreensão do texto, destacando palavras-chaves importantes. No caso deste tutorial, eu estou dando espaços em cada parágrafo, para separar melhor os textos. Com essa simples adição, você estará melhorando e muito a sua explicação.
#3 - Imagens:
Imagens são ótimas para ilustrar procedimentos avançados, e às vezes resume o que poderia ser dito com palavras. Isso não é uma coisa que se possa "ensinar a fazer", mesmo porque as imagens são feitas à escolha do usuário. Mas eu gostaria de dar umas pequenas dicas...
Imagens geralmente são mostradas afim de se representar o progresso do conteúdo envolvido. Então, às vezes, não é preciso colocar "sprites-exemplo", ou "um projeto vazio" para ilustrar. Eu recomendo usar imagens quando se estiver em um estado razoável do projeto.
Cheque também o tamanho das imagens e o lugar onde elas vão estar. Quanto melhor for visualizada pela página, mais limpo o seu tutorial fica.
#4 - Linhas de código e DnD:
Isso puxa mais para as dicas #2 e #3, então não há muito o que dizer a respeito. Basta usar a tag
- Código:
"[i]Código aqui[/i]"
O DnD muitas vezes não é tão bem compreendido por meio de imagens, então é uma boa explicar a lógica das funções e a organização delas. Quanto aos códigos, linhas de comentário para facilitar a função delas ajudam, embora eu ainda não veja total necessidade.
• Considerações finais:
Novamente, eu quero deixar claro que não pretendi criticar o ato de postar tutoriais, considero isso até bom para o fórum, pois mostra que temos bons usuários tentando explicar sobre como fazer diversas coisas. Quis apenas dar uns toques sobre como poder melhorar o conteúdo e organizá-lo para facilitar a compreensão.
Esse é um mini-tutorial, então não possui explicações tão bem detalhadas e coisas do tipo. Espero ter sido bem compreendido e ajudado em algum ponto.
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial
Bom o tutorial, isso vai ajudar com que mais tutoriais sejam aprovados!
GALAXY GAMES- Games Ranking :
Notas recebidas : D+E+E
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 439
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [mini-tuto]Botão correr
» [Tutorial]Mini Mapa
» [mini-tuto] Instance Creation Code
» [Mini-Tuto] GmkSplitter e Programação em Equipe
» [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
» [Tutorial]Mini Mapa
» [mini-tuto] Instance Creation Code
» [Mini-Tuto] GmkSplitter e Programação em Equipe
» [Mini Tutorial] - Deixar Jogo com Maior Fluidez
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|