GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Sáb 18 maio 2024, 01:27

» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


CA - Jovem Gaia

+7
Adilson Thiago Vieira
Livsk
Guisão
All-x
PedroX
cascavelo
saim
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty Re: CA - Jovem Gaia

Mensagem por saim Seg 03 Dez 2012, 10:26

Oi, Tiger!
Eu estava mesmo precisando de umas dicas com relação ao design. Concordo com tudo o que você disse, na verdade eu também estava incomodado com boa parte do que foi apontado, só não tinha identificado o ponto. Era meio que um "tem alguma coisa precisando melhorar aí..."
O que você está chamando de menus são os botões de "jogar", "sobre", "créditos" e "sair", não é? É fácil mudá-los e eu concordo plenamente que imagens são melhores que palavras, mas que símbolos colocar ali? Além do "play" pra "jogar" e da setinha na porta aberta pra sair, não consegui pensar em símbolos pra "sobre" e "créditos". Até pensei num troféu pros créditos, mas aí o jogador iria pensar que seria uma tela de highscores. Trocar as dicas por uma interrogação parece ser uma ótima idéia. Vou testar e ver como fica.
Uma forma que bolei de fazer o jogador entender que botões são botões foi fazer um aparecer depois do outro, numa sequência rápida, com uma animaçãozinha de crescimento até o tamanho normal. O que acha?
Ainda resta a estrela, que realmente ficou meio escondida no fundo... Será que contorná-la com um traço preto melhoraria? Ou devo mudar o ícone? O que mais poderia significar magia? Pensei numa varinha de condão, mas ia ficar difícil clicar nela, é muito fina (mesmo problema da seta de voltar). Pensei num pentagrama, também, que acaba sendo a mesma coisa que a estrela, quando você estuda um pouco a respeito de magia, mas achei meio sombrio pro jogo.

Quanto a centralizar a pontuação e magia, eu tinha feito assim, originalmente, mas à medida que o score vai crescendo, o texto vai tremendo, porque a linha vai aumentando e diminuindo, por causa da fonte ("1" é mais fino que "0"). Não gostei da tremeção, joguei pro canto.
...Talvez eu possa encontrar um meio-termo... Se eu definir a posição do texto pra ficar centralizado ao apresentar o score final, a tremeção acaba e o jogador nem percebe que houve momentos em que a centralização não ficou perfeita. Taí, vou tentar isso.

Trocar os quadrados dos cadeados por flores tem dois problemas... O primeiro é mais uma desculpa. É que os cadeados são ícones que represantam a entrada pra fase, um lugar teoricamente poluído. Então colocar um símbolo de natureza ali, fica meio contraditório. O segundo é que... eu não sei se consigo fazer o volume do botão numa forma complexa como uma flor (meu O desenhista só trabalha no papel, a vetorização é por minha conta).
Vou tentar, mas é capaz de manter como está, mesmo...
Hmm... E se eu usasse um ícone pras fases completas e outro pras incompletas/falhas? O que poderia ser? As flores pras fases completas, é uma boa. Posso até usar uma flor diferente pras 100% completas. O lixo toxico é um pouco exagerado pras fases incompletas, não sei o que usar nesses casos. E pra diferenciar as incompletas das trancadas, acho que um blend com um cinza escuro pode ser suficiente.

A falta de vetorização das imagens e a falta de alguma coisa nas telas "splash" - de score e dicas - têm o mesmo motivo: falta de tempo. Desde que pensei em fazer uma história, tive a preocupação de encaixar a produção no prazo. Pelo tempo que levei pra vetorizar o leão, saquei que não ia conseguir vetorizar sequer a capa dentro do prazo. Num futuro um pouco mais distante, pode ser que isso venha a acontecer.

Agora, e se ao invés de colocar uma borda nas telas "splash" eu colocasse umas animações de fundo? Uns animais correndo, a própria Jovem Gaia dando uns passeios aleatórios, uma árvore aqui e ali? Melhora ou piora?

Por fim, eu tinha planos de colocar, no menu inicial, um botão de resetar tudo (que simplesmente apagaria o arquivo de progresso), acabei me esquecendo. Mas uma dúvida que eu tinha era a cor do botão. Se você reparar, cada botão tem a cor relativa a um material reciclável. Um quinto botão não teria uma cor definida. Uso o marrom, que é a cor que eu uso pra significar "animais" ou elimino algum dos outros botões?

Aproveitando a mensagem: update! Agora você pode martelar o clique nas lixeiras, tocos e jaulas sem perder a ação, que só é reiniciada quando você clica num lugar diferente. A maioria dos meus jogadores-testers teve problemas com isso. Na próxima atualização, pretendo dar um jeito de avisar quando a carga estiver completa.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty Re: CA - Jovem Gaia

Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 03 Dez 2012, 18:14

Olha,eu joguei o game,achei lindo o visual das historias,ficou uma design infantil mas ao mesmo tempo bem bonito,a historia tambem ficou agradavel de ler,mas não consegui me adaptar ao jogo,não sei por que,acho que isso vem do gosto de cada um,talvez por causa do tema o game ficou meio limitado pode ser,mas o simples fato de ter ganhado o concurso significa que muita coisa boa tem para ser visto,vou jogar mais para ver as surpresas que me esperam no game,olha ,eu nao vi problemas no game ,mas senti que tava faltando alguma coisa,eu não sei...mas fico feliz que vc tenha ganhado Saim,notei esforço no seu game,parabens ,espero ver outros games seus falou Happy
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty Re: CA - Jovem Gaia

Mensagem por BertFe Ter 04 Dez 2012, 00:16

Parabens Saim.
Muito divertido esse jogo.
Achei estranho que quando passei a última fase o andamento dela continuou 0%.
Também achei um bug:
Jovem Gaia escreveu:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object objEscuro:

Trying to use non-existing surface.
Ele apareceu quando estava jogando uma fase após aparecer uma mensagem do Java (essas mensagens do Java sempre estragam tuto), depois não deu mais.
BertFe
BertFe

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios : CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty AVALIAÇÃO

Mensagem por KevinBandicoot Seg 17 Dez 2012, 00:07

Gráficos: O estilo adotado foi uma escolha bem interessante, os desenhos manuais ao fundo tornaram o jogo algo original e único, o contraste possibilita o realce do menu e demais componentes clicáveis, não confundindo o jogador. Os gráficos ficaram bem agradáveis, principalmente a personagem principal (gostei muito), assim como os efeitos aplicados.
Senti falta do nome do jogo no menu.

Sons: Depois da jogabilidade foi o item do qual mais gostei, tudo combina, inclusive o som quando perdemos, a música do background não fica irritante com o tempo, ela faz parte do jogo. Uma ótima ambientação sonora.

Controles: Os controles são simples e fáceis, todo jogo é controlado pelo mouse. O Enter funciona para voltar ao menu principal, uma vez que algum item diferente da opção "jogar" é clicado. O Esc fecha o jogo.

Gameplay: Foi o item do qual mais gostei (a segunda vez que falo isso), controlar a personagem com o mouse estilo rpg foi uma ótima ideia. Com isso, já que o cenário anda, não precisamos nos preocupar com a posição, pois uma vez que se clica onde quer ir, a personagem acompanha a rota, diferente de um jogo nesse estilo que usa o teclado, onde o jogador às vezes presta mais atenção se está se movimentando a tempo, do que cumprir o objetivo do jogo. O sistema dá a possibilidade de coletar o lixo espalhado pela tela sem se preocupar muito se a tela irá ultrapassá-lo.
Um detalhe que percebi, quando passamos ao lado do lixo, ele vem até você, algo quase imperceptível no escuro, mas que dá um toque profissional.
O nível de dificuldade vai aumentando conforme o progresso, o que torna a jogabilidade firme e sem repetição.
Achei um bug, na verdade aquele tipo de bug que acontece somente uma vez e nunca conseguimos reproduzir. Teve uma hora que eu fiquei atrás de um arbusto e girei com a personagem, ela continuou a girar 360º.

Conclusão: Jovem Gaia é um dos poucos jogos que vi e gostei que realmente consegue casar a didática com a diversão, por exemplo, libertar os animais, por um momento pensei que não iria conseguir e a tela iria me passar, muito divertido e ao final de tudo, o jogador aprende uma lição que no contexto não poderia ser passada de melhor forma. Não é a toa que ganhou em primeiro no Concurso Anual.
Senti falta de um terreno aberto, seria bem interessante um outro modo de jogo.

Enfim, aguardo atualizações, é sempre bom melhorar o que já está melhorado.

Conceito: A
KevinBandicoot
KevinBandicoot

Data de inscrição : 18/12/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 186
Prêmios : CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://kevinhpsantos.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty Re: CA - Jovem Gaia

Mensagem por Tiger Qua 19 Dez 2012, 14:21

saim escreveu:Oi, Tiger!
Eu estava mesmo precisando de umas dicas com relação ao design. Concordo com tudo o que você disse, na verdade eu também estava incomodado com boa parte do que foi apontado, só não tinha identificado o ponto. Era meio que um "tem alguma coisa precisando melhorar aí..."
O que você está chamando de menus são os botões de "jogar", "sobre", "créditos" e "sair", não é? É fácil mudá-los e eu concordo plenamente que imagens são melhores que palavras, mas que símbolos colocar ali? Além do "play" pra "jogar" e da setinha na porta aberta pra sair, não consegui pensar em símbolos pra "sobre" e "créditos". Até pensei num troféu pros créditos, mas aí o jogador iria pensar que seria uma tela de highscores. Trocar as dicas por uma interrogação parece ser uma ótima idéia. Vou testar e ver como fica.
Uma forma que bolei de fazer o jogador entender que botões são botões foi fazer um aparecer depois do outro, numa sequência rápida, com uma animaçãozinha de crescimento até o tamanho normal. O que acha?
Ainda resta a estrela, que realmente ficou meio escondida no fundo... Será que contorná-la com um traço preto melhoraria? Ou devo mudar o ícone? O que mais poderia significar magia? Pensei numa varinha de condão, mas ia ficar difícil clicar nela, é muito fina (mesmo problema da seta de voltar). Pensei num pentagrama, também, que acaba sendo a mesma coisa que a estrela, quando você estuda um pouco a respeito de magia, mas achei meio sombrio pro jogo.

Então a respeito dos botões, se você for fazer com imagem ia ser bem mais fácil para o jogador entender, mas a questão e como representa-la, no caso se for um botão com uma frase, "jogar", "sobre", "crédito" e "sair" não é uma má opção, mas ae tem aquele negocio de você se for divulgar o jogo para outros países, ae é opcional fazer um esquema de linguagem( português/ inglês e espanhol) ou padronizar uma linguagem única como o inglês, outra coisa que as falas dos personagens também teria que ser alterado, mas ae você que sabe.

saim escreveu:
Trocar os quadrados dos cadeados por flores tem dois problemas... O primeiro é mais uma desculpa. É que os cadeados são ícones que represantam a entrada pra fase, um lugar teoricamente poluído. Então colocar um símbolo de natureza ali, fica meio contraditório. O segundo é que... eu não sei se consigo fazer o volume do botão numa forma complexa como uma flor (meu O desenhista só trabalha no papel, a vetorização é por minha conta).
Vou tentar, mas é capaz de manter como está, mesmo...
Hmm... E se eu usasse um ícone pras fases completas e outro pras incompletas/falhas? O que poderia ser? As flores pras fases completas, é uma boa. Posso até usar uma flor diferente pras 100% completas. O lixo toxico é um pouco exagerado pras fases incompletas, não sei o que usar nesses casos. E pra diferenciar as incompletas das trancadas, acho que um blend com um cinza escuro pode ser suficiente.

A porcentagem você pode trocar e representar por estrelas, suponhamos que sem estrela seja 0%, 1 estrela = 25%, 2 estrela = 50% e 3 estrela = 100%, que nem esses jogos de celulares e ipad.

saim escreveu:
Agora, e se ao invés de colocar uma borda nas telas "splash" eu colocasse umas animações de fundo? Uns animais correndo, a própria Jovem Gaia dando uns passeios aleatórios, uma árvore aqui e ali? Melhora ou piora?

Eu sugeria colocar umas arvores nos lados, os animais correndo no cenário de espera acho que iria poluir um pouco, já que as dicas vão aparecer no meio do cenário.

saim escreveu:
Por fim, eu tinha planos de colocar, no menu inicial, um botão de resetar tudo (que simplesmente apagaria o arquivo de progresso), acabei me esquecendo. Mas uma dúvida que eu tinha era a cor do botão. Se você reparar, cada botão tem a cor relativa a um material reciclável. Um quinto botão não teria uma cor definida. Uso o marrom, que é a cor que eu uso pra significar "animais" ou elimino algum dos outros botões?

Minha sugestão e padronizar apenas uma única cor para os botões, assim você não precisaria se preocupar com cores que vão adicionar em algum botão que for criar.
Tiger
Tiger

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D+C+A
Data de inscrição : 26/09/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 859
Prêmios : CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

CA - Jovem Gaia - Página 2 Empty Re: CA - Jovem Gaia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos