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[CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.

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[CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens. - Página 2 Empty Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.

Mensagem por CRP-Max Sáb 03 Ago 2013, 23:34

Não sei se pelo fato de ter tido a ideia, ela parecia tão simples, pois bem vamos de novo:

Quanto a sprite:
Quando você abre seu Game Maker, em um novo projeto, tem varias pastas, assim:
[CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens. - Página 2 CQ%2316-dica1
Na parte que esta escrito Sprites, você cria um conforme a figura.

E todas as imagens, fora o background, devem estar dentro desta unica sprite, assim:
[CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens. - Página 2 CQ%2316-dica
Personagens retirados de : http://www.bitstrips.com/create/comic/

Não deve ser usada outra sprite de forma alguma, não sera contado pontos por imagens geradas fora deste sprite, com o draw por exemplo, pois o foco é esta sprite.
Não importa se essas imagens são personagens ou cenário, se elas estiverem num único sprite ta valendo.
Pelo que eu sei de tileset, ele é usado para compor o background, se for para compor o background e não necessitar de outra sprite, mesmo para mascaras, pode usar.
Simples assim.

Quanto a pontuação:
Se você entregar o seu jogo entre o dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013, dentro das regras, você tem 10 pontos garantidos.
O simples fato dele estar dentro das regras, também garante mais 30 pontos.
Se suas imagens forem originais você já ganha mais 10 pontos.
Ta somando? Já temos 50 pontos, certo?
Agora se você quer chegar aos 80 pontos...
Basta que esta sprite tenha 30 imagens originais, conta tudo desde cenários, personagens, inimigos pedra, graveto, folha, etc.
Mas estas imagens devem ser diferentes entre elas, não basta ser apenas em relação as cores, e todas devem compor o jogo final.
O arquivo Source, o .GMK, .GM8, .GMS, ou o equivalente, tem que ser enviado para que possamos verificar o respeito a regra, não estamos preocupados se você usou drag'n drop, GML, ou dll, a avaliação sera sobre o produto final, diversão, criatividade e ausência de erros (bugs), isso valerá mais 20 pontos totalizando os 100 pontos ou 100% dos pontos totais.
Espero ter deixado mais claro a ideia do concurso.
Abraço, equipe GMBR CQ#16.
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Mensagem por The Wizard Dom 04 Ago 2013, 00:32

Eeeeitá õ/ adorei esse tema, vai gerar dificuldades... Porém pode se fazer qualquer jogo usando só uma sprite, curti bastante o tema, vou participar e ganhar esse ouro que nunca ganhei, boa sorte aos participantes.
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Mensagem por Klior Dom 04 Ago 2013, 00:51

É necessário que a unica sprite tenha varias sub-imagens como um GIF, ou posso usar um único frame enorme com todas imagens nele?
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Mensagem por gabrielsch Dom 04 Ago 2013, 08:15

Perae... se só pode criar uma sprite pelo Game Maker quer dizer que eu posso muito bem usar sprite_add() e adicionar o resto das minhas sprites pelos Included Files? Armazenar sprites em variáveis não é contra a regra correto?

Flw! sorrindo2
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Mensagem por Crovux Dom 04 Ago 2013, 08:34

No caso eu fiz um player caminhando.. Ai so meche um poco as pernas(quase nada porcausa do tamanho das sprites) valeria como 2 imagens?
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Mensagem por charlles.rafael Dom 04 Ago 2013, 09:28

vou participar também, apesar de nao ter muita experiencia , mas eu quero tentar(quero desafiar meus limites Twisted Evil )
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Mensagem por saim Dom 04 Ago 2013, 09:30

gabrielsch escreveu:Perae... se só pode criar uma sprite pelo Game Maker quer dizer que eu posso muito bem usar sprite_add() e adicionar o resto das minhas sprites pelos Included Files? Armazenar sprites em variáveis não é contra a regra correto?

Flw! sorrindo2
Pensei a mesma coisa. E não é apenas usar arquivos externos, dá pra ripar essa sprite dentro do jogo mesmo, criando outras sprites com apenas as imagens desejadas, dentro de um game_start event. Encriptando ou escondendo o script que faz isso, pode ser bem chato perceber a "trapaça".
Na verdade, eu costumo fazer coisa parecida em jogos fora de concursos, eu JUNTO sprites que entram como recurso e gravo em sprites próprias.

Isso está previsto nas regras? É permitido criar sprites a partir da principal e usá-las normalmente?

Outra coisa... O draw event parece estar sendo desencorajado, nesse concurso. Eu perco (ou deixo de ganhar) pontos se criar efeitos dentro do draw_event, mesmo que use apenas imagens da sprite?
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Mensagem por CRP-Max Dom 04 Ago 2013, 10:27

Vamos contar quantas imagens tem no Sprite, se for uma imagem grande vai ser só uma imagem.
Tem um quadrinho mostrando varias imagens no sprite, é isso, imagem0, imagem1, imagem2 e assim sucessivamente.
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Quer colocar usando programação? Pode, mas não vai contar pontos.
Só conta pontos a quantidade de imagens dentro do sprite.
Se você incluir imagens que não estejam no sprite, com sptite_add(), Variável, não muda nada, pois se não estão no sprite não conta pontos.
Não vamos contar quantas imagens aparecem no jogo e sim quantas tem no sprite.
Se as imagens não estão no sprite, não conta. Mesmo que apareçam no jogo final, o que queremos é a imagem no Sprite.
O desafio do concurso é controlar as imagens do sprite no jogo.
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Mensagem por Super Games Dom 04 Ago 2013, 11:12

(Sério o tema do concurso é uma droga.)
Quer dizer que eu vou ter que fazer um monte de imagens dentro do sprite para ganhar pontos?Assim se eu fazer um jogo com uma sprite com literalmente mil imagens, eu vou ganhar o concurso de colocar as imagens!E esse negócio de pontos tá horrível e confuso.
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Mensagem por CRP-Max Dom 04 Ago 2013, 11:21

Você leu e entendeu isso?
Quanto a pontuação:
Se você entregar o seu jogo entre o dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013, dentro das regras, você tem 10 pontos garantidos.
O simples fato dele estar dentro das regras, também garante mais 30 pontos.
Se suas imagens forem originais você já ganha mais 10 pontos.
Ta somando? Já temos 50 pontos, certo?
Agora se você quer chegar aos 80 pontos...
Basta que esta sprite tenha 30 imagens originais, conta tudo desde cenários, personagens, inimigos pedra, graveto, folha, etc.
Mas estas imagens devem ser diferentes entre elas, não basta ser apenas em relação as cores, e todas devem compor o jogo final.
O arquivo Source, o .GMK, .GM8, .GMS, ou o equivalente, tem que ser enviado para que possamos verificar o respeito a regra, não estamos preocupados se você usou drag'n drop, GML, ou dll, a avaliação sera sobre o produto final, diversão, criatividade e ausência de erros (bugs), isso valerá mais 20 pontos totalizando os 100 pontos ou 100% dos pontos totais.
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Mensagem por Super Games Dom 04 Ago 2013, 11:28

CRP-Max escreveu:Você leu e entendeu isso?
Quanto a pontuação:
Se você entregar o seu jogo entre o dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013, dentro das regras, você tem 10 pontos garantidos.
O simples fato dele estar dentro das regras, também garante mais 30 pontos.
Se suas imagens forem originais você já ganha mais 10 pontos.
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Agora se você quer chegar aos 80 pontos...
Basta que esta sprite tenha 30 imagens originais, conta tudo desde cenários, personagens, inimigos pedra, graveto, folha, etc.
Mas estas imagens devem ser diferentes entre elas, não basta ser apenas em relação as cores, e todas devem compor o jogo final.
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Quando li confesso que tava diferente...agora só falta eu achar um tuto explicando como eu faço isso que eu sinceramente não sei.(Ou tentar aprender sozinho)
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Mensagem por WhiteAngel Dom 04 Ago 2013, 11:57

Esse trófeu vai ser moleza Very Happy

Só não entendi o dia da entrega... não é 03/08 á 18/08, porquê você colocou 09/08 até 13/08?

E a entrega é como? Eu tenho que fazer um tópico ou é aqui mesmo que entrega?
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Mensagem por CRP-Max Dom 04 Ago 2013, 12:00

- Enviar uma versão do jogo do dia 09/08/2013 até o dia 13/08/2013 = 10 pontos
Obs: esta versão não precisa ser a final, pode ser melhorada até o termino do concurso, ela serve para demostrar quantos participantes teremos, e assim podermos pedir a licença para a YOYOGames, ela exige pelo menos 20 participantes.
O tópico de como serão feitas as entregas será criado no dia 09/08/2013.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Dom 04 Ago 2013, 18:26

GENTE, O CONCURSO É ÓTIMO .
O TEMA E A PONTUAÇÃO SÃO BEM FÁCEIS DE ENTENDER:
30 -se tem 1 sprite
10 - somente frames originais (5 - pelo menos 1 imagem rippada)

10 -a cada 10 sprites originais(até chegar em 80)
5 - a cada 10 sprites rippadas(até chegar em 80)

20 -criatividade(varia)
-20-bugs(varia)
Pode usar draw, sprite externa, background, e tudo mais, PORÉM NÃO VALE NADA.

Vou fazer um jogo super legal...
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Mensagem por charlles.rafael Seg 05 Ago 2013, 12:38

essa é o primeiro concurso que vou participar , espero conseguir mostrar alguma coisa cheers 
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Mensagem por lord_mikewigan Seg 05 Ago 2013, 13:14

ja ouvi falar de um jeito de fazer um Tetris só com uma sprite e um objeto,vou pesquisar como se faz Cool 
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Mensagem por Brother27 Seg 05 Ago 2013, 13:47

lord_mikewigan escreveu:ja ouvi falar de um jeito de fazer um Tetris só com uma sprite e um objeto,vou pesquisar como se faz Cool 

Entregou o ouro ¬¬
Nunca dê informações sobre os jogos que irá fazer, para evitar plágio.
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Mensagem por saim Seg 05 Ago 2013, 14:05

Fazer um tetris não é exatamente inovar. Em 15 dias, não dá pra plagiar ninguém, no máximo aproveitar uma idéia. De qualquer forma, não vejo como aproveitar 30 imagens dentro de um tetris.

Bom, pelo que entendi dos comentários, então ter apenas uma sprite com todas as imagens que aparecem no jogo é que é a regra, não tem nada contra usar diversas sprites geradas a partir dessa sprite do arquivo, com sprite_create, certo? É que fiquei com a impressão que a idéia do concurso seria trabalhar a dificuldade de se controlar a image_index e/ou a mask_index. Gerando muitas sprites a partir da sprite do arquivo, isso fica facilmente resolvido.
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Mensagem por cascavelo Seg 05 Ago 2013, 14:15

Não Saim, você não pode usar o sprite_create, pois assim você vai ter mais de um sprite no jogo.
O concurso é justamente pra ver como os participantes vão manipular as imagens dentro de um único sprite e fazer um jogo interessante e divertido.

Personagens animados serão mais difíceis de programar e acredito que será o que vai definir o vencedor junto com a diversão do jogo.
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Mensagem por PedroX Seg 05 Ago 2013, 14:35

Exatamente o que o Cascavelo disse. É um pouco complicado, mas acho que com constantes e com alguns scripts, dá pra facilitar um pouco a manipulação.

Para facilitar mais ainda, seria bom usar o mesmo número de quadros para cada item.

Chega de dicas, já que talvez eu ainda participe.

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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