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[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado - Página 3 Empty Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por Anderson3d Sáb 14 Fev 2015, 11:58

Discussão acirrada essa ein...
Vou deixar minha humilde opinião sobre o assunto, opinião de um cara casado, com 31 anos, que já sofreu um pouquinho nesse mundo de programação de jogos (designer principalmente).

Pessoal, vejo muita gente pedindo espaço para outras engines neste fórum mas isso é no mínimo absurdo. Esse fórum é especializado em Game maker, aqui entra e fica quem quer aprender game maker. Uma coisa que eu aprendi na vida (levando porrada e levantando) é que, quem quer ser bom em alguma coisa tem que se especializar, ponto final.

Vejo o sonho de garotos aqui em criar jogos como WOW mas isso é pura ilusão. Qualquer jogo meia boca hoje é feito por equipes experientes. Não espere que do seu quarto vai sair um jogo incrível e que você vai ficar rico com isso.

A real é que as pessoas tornam-se especialistas em áreas (programação, designer, música, roteiro, montagem, animação, render, engines etc) e quando já são muito bons no que fazem se unem e criam jogos.

Anderson você quer destruir os sonhos da garotada? Não pow! Quero jogar uma pá de realidade na boyzada. Pode ser que surja um cara fera em tudo isso que falei ai em cima e crie um mega jogo no seu quarto e fique rico, mas esse será um em um milhão (tipo o Sigiloso, aquele cara tem meu respeito até hoje).

Outra coisa, vejo alguns falando que esse fórum tem jogos incríveis e tal. me desculpem, mas nossos jogos se forem apresentados aos caras bons de verdade eles vão perceber claramente nossa ingenuidade. A verdade é que ainda temos um caminho gigantesco no GMS pela frente para querermos abraçar o mundo de outros engines. Ou ficamos fera em GMS (programação, designer etc.) ou partimos de vez para outro engine, mas ficar pulando feito macaco de galho em galho vai gerar um maker frustado, que acha que sabe tudo e não teve oportunidades. (quando na verdade ele sabe um pouco de cada coisa mas não consegue fazer nada que preste de verdade)

Por fim, quero afirmar que se fui grosso me perdoem, mas a verdade tem que ser dita para que a ficha caia.

A única coisa desse fórum que eu acho que poderia melhorar e muito é focar os concursos em equipes, com cada um se especializando em determinada categoria para ver se esse povo se une e aprende que é a união que faz a força.

O segredo do sucesso são as esquipes, o cara que desenha os personagens, o cara que cria a história, o cara que programa, o cara que faz as músicas, o cara que faz os cenários, o cara que faz o marketing do jogo e o crítico final. Isso tudo requer paciência, união, organização, logística, reuniões e dinheiro, sem dinheiro fica difícil fazer qualquer coisa. Com dinheiro vc pode simplesmente se especializar em GML e pagar todo o resto (como no cinema, o produtor paga tudo e manda os outros fazerem o filme). Mas isso é a exceção da exceção.
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Mensagem por AG Hydra Sáb 14 Fev 2015, 14:12

Olá Makers, como estão?

uma discussão longa essa, não?... bom, uma discussão tão longa, para mim sem motivo. o fórum atende-se pelo nome de "GMBR (Game Maker Brasil)", não... "GEBR (Game Engines Brasil)", ou seja, o foco principal do fórum é a engine "Game Maker". é como o colega "Anderson3d" afirmou, a especialidade é essencial para qualquer área, seja ela relacionada a jogos ou qualquer outra profissão.
minha sincera opinião sobre essa sugestão... não devemos aceitar outras engines relacionadas ao desenvolvimento de jogos... uma boa idéia, seria uma área somente para programas úteis para o desenvolvimento dos mesmos. como: "Photoshop", "CorelDraw", "Spine" e etc... enfim, é como o colega "Anderson3d" afirmou, a especialidade é essencial para qualquer área. até.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 14 Fev 2015, 14:34

Eu ando sem net, to usando um celular limitado para modem então não posso escrever muito, pelo que parece a decisão já foi vista e tomada, andei pensando sobre o assunto e percebi uma coisa importante que até eu mesmo tinha esquecido.

O fórum é como uma escola de idiomas, fornecemos os idiomas que somos especializados e propostos a ensinar, se o seu idioma que deseja aprender não está nela precisamos arrumar outra escola, com esse fórum é a mesma coisa, da mesma forma que priorizamos o game maker aqui , a yoyo prioriza o 2d como foco de base de trabalho, se quizerem focar em 3d que arrumem outra engine, é mais ou menos a teoria deles(apesar deles se focarem vagamente em 3d por questão de competitividade) mas a questão é que vou ter que concordar com dharrison e alex FC , e digo mais , ao invéz de colocarmos outra engine aqui podemos sugerir melhoras no gms em cima do que a engine se propos a fazer e se ela não se encaixa ao que a gente necessita vamos atraz de outra, mas a escola de GM deve existir sim. Very Happy
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Mensagem por TRFN Sáb 14 Fev 2015, 16:13

Independente de GMS ou Unity, há um fato indiscutível: Engine não define qualidade ( até o ponto de que, dizemos em aplicação e estamos falando das suas limitações, que mesmo assim a maioria delas podem sim ser superadas ) ou melhor forma de trabalhar, depende mais mesmo da escolha do desenvolvedor. Temos atualmente muitas linguagens de programação, e cada uma tem suas específicas funcionalidades e aplicações, caracterizando assim a aplicação dela em determinadas plataformas. DA mesma forma que usar um Game Maker 8 para se fazer um jogo 3D seja um quase "tiro no pé" por ter bastantes limitações, criar um jogo Plataforma 2D na Unity seja talvez buscar o caminho mais demorado e sem necessidade. Ah um fato indiscutível: O gosto de cada um. Atualmente mesmo, apesar de ainda lembrar muitas coisas do Game Maker, atualmente não trabalho mais com ele, e na verdade já faz um bom tempo que nao desenvolvo jogos, pelo fato de estar mais voltado ao desenvolvimento Web e com as suas tecnologias, como sites e afins. Como sugeriu o próprio PedroX:
Uma dica para o pessoal que quer o Unity no fórum: poste material em Assuntos Diversos. Com certeza, se um dia houver uma grande atividade e quantidade de tópicos sobre o assunto, a administração pensará no assunto, ou, pelo menos, terão uma razão melhor.
Realmente seria uma boa proposta, tendo em vista de que, para se criar uma seção e sugerível se ter um bom conteúdo antes tendo como base o fórum atual
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Mensagem por Anderson3d Sáb 14 Fev 2015, 17:35

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Reclamam muito, mas somos a segunda engine mais pesquisada do país.
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Mensagem por dharrison Sáb 14 Fev 2015, 18:34

Certo, acredito que temos um bom conteúdo nessa discussão agora com a colaração do Anderson, Alex FC, PedroX, Joao e os demais.

Vou manter o tópico ainda em aberto e pegarei tudo que foi aqui publicado para escrever um Artigo completo com um "Quem Somos / Nossa Missão" para deixar visível a todos com citações dos participantes dessa discussão.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 15 Fev 2015, 19:09

Reclamam muito, mas somos a segunda engine mais pesquisada do país

Não pude falar muito antes pois eu tava sem net mas agora posso falar de boa,

Ninguem está reclamando de nada, estamos expondo nossas ideias e vendo o que da e o que não da para fazer e seus motivos e ver a opinião que cada um tem a respeito disso, e está sendo interessante ver a opinião como cada um pensa, mas ainda assim mesmo com essa quantia de gente apoiando o game maker ainda temos poucas pessoas em concursos, pela quantia deveriamos ter um publico muito maior penso eu
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Mensagem por Convidado Dom 15 Fev 2015, 20:17

JoaoVanBlizzard escreveu:[...] mas ainda assim mesmo com essa quantia de gente apoiando o game maker ainda temos poucas pessoas em concursos
Se fosse apenas nos concursos ainda daria pra entender, mas o problema é que isso se estende à participação como um todo (não interagem, não participam de eventos, não dão feedback nos projetos).

Olhando a página de estatísticas (https://gmbr.forumeiros.com/statistics), mais especificamente no item "Número de inscrições dos últimos 12 meses", nota-se que mês a mês a comunidade vem recebendo uma leva de novos usuários que supera em número a quantidade de pessoas ativas atualmente =/
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 15 Fev 2015, 22:43

Se fosse apenas nos concursos ainda daria pra entender, mas o problema é que isso se estende à participação como um todo (não interagem, não participam de eventos, não dão feedback nos projetos).

Eu acho que é por que não temos um reconhecimento dos membros que participam com feedbacks e que ajudam os outros, no portal marca os membros mais ativos , mas isso não significa nada, ele pode estar com o pc aberto na pagina mas nem ta participativo , o legal era criar uma contagem dos membros mais participativos, tipo que dão feedbacks clicam no certinho e por ai vai, reconhecer mais suas atividades do que suas presenças aqui.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Seg 16 Fev 2015, 09:07

Spoiler:

Vi esse tópico a uns dias atrás , eu até pensei em comentar mas parece que trancaram  Question .

Pois bem, o que eu queria falar é que o forum não da objetivo algum, qualquer um que entra aqui vai vendo as coisas, vai fazendo aleatoriamente e FIM.

Seria muito interessante se houvesse alguns objetivos além de criar um jogo nota A. Eu não entendo como Arte Gráfica e Sonora pode não tem tanto valor no forum, o GameMaker não tem só uma pasta chamada objetos  yes .

Pense bem em como um jogo funciona, quanto mais objetivos o jogador tiver, mais ele vai querer jogar, e se houver coisas pra ele fazer só depois de completar tudo, o jogo vira uma lenda.
Isso poderia ser aplicado na gmbr, deveria existir de alguma forma objetivos para chegar 'antes' , por exemplo , iniciar como 'E' e depois de completar alguns tutoriais oficiais e postar no fórum os resultados para serem avaliados , e etão se torna um 'D', e depois continua (com etapas que envolvam as TRÊS partes básicas dos jogos) até chegar em A.

Vejam só, o que eu sei de design gráfico é porque eu fui atrás ,(quase não tem tutorial bom sobre isso) eu particularmente não sei nada sobre sons. NADA mesmo, a gmbr  não me ajudou em nada sobre isso, porque? Porque nunca nem fiz nada aqui, não tem nada sobre o assunto(só o theguitarmester). E ainda cobram isso nos concurso : Gráfico - Criatividade - Gráfico - Sons - Gráfico Happy

E o que que isso tem haver com o Unity? Se um dia , quando o forum estiver bem ativo, não acho que seria perda colocar uma sessão sobre 'outra engine' fora de todo o resto essencial para subir de nível , ou concursos. Isso iria limitar o uso de qualquer outra engine.
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Mensagem por ekuhnen Sex 19 Jun 2015, 17:29

Eu acho que GMS ja tem conteúdo demais a ser visto, publicado e debatido. Abrir para outros assuntos só trará confusão para algo que precisa ser fácil de ser acessado.
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