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[Sugestão] Seção para um programa de gráficos 2D

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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 12 Jun 2015, 12:21

Gente, vamos esclarecer uma coisa : é lógico que temos um montão de programas para criar gráficos 2D e cada um cria de forma diferente, assim como temos muitos programas de criação de games e o pessoal escolheu o game maker para o mesmo, a minha ideia é colocar uma engine para iniciantes de grafico 2D e não para necessaria aqueles que ja manjam usarem, para que os iniciantes tenham uma noção de como criar o seu primeiro jogo com um grafico razoavelmente bom, não precisa ser uma engine que faça tudo mas sim uma que faça o basico para esse publico

CRP MAX: Eu também acho que esse programa pode ser um dos mais indicados a ser usado,ele trabalha com vetores e pelo que sei ele cria camadas também, o que ajudaria muito para a criação de animações , eu usei ele algumas vezes , mas tem coisas que eu ainda não sei fazer nele, mas é um programa de grande potencial
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Mensagem por Kabeção Sex 12 Jun 2015, 12:45

Papel e lápis é o melhor que já vi.
É barato mas requerer a memoria e processamento de um cérebro além de mãos para o input (na maioria dos casos).
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 12 Jun 2015, 13:01

Kabeção escreveu:Papel e lápis é o melhor que já vi.
É barato mas requerer a memoria e processamento de um cérebro além de mãos para o input (na maioria dos casos).

Mas o Scanner é caro e nem todos tem condições de ter, a não ser que voce conheça um outro jeito mais barato de colocar o papel dentro do computador.
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Mensagem por Isaque Onix Sex 12 Jun 2015, 13:13

quando eu comecei no GM8 (na época) eu desenhava no papel e tirava foto, e depois ia cortando ¬¬'
kkk da dó de mim de lembrar isso, mais era a realidade, não sabia nem oque era pixelart
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Mensagem por Superbomber Sex 12 Jun 2015, 13:18

Ei JVB, acho que você não entendeu.
JVB escreveu:
Gente, vamos esclarecer uma coisa : é lógico que temos um montão de programas para criar gráficos 2D e cada um cria de forma diferente, assim como temos muitos programas de criação de games e o pessoal escolheu o game maker para o mesmo, a minha ideia é colocar uma engine para iniciantes de grafico 2D e não para necessaria aqueles que ja manjam usarem, para que os iniciantes tenham uma noção de como criar o seu primeiro jogo com um grafico razoavelmente bom, não precisa ser uma engine que faça tudo mas sim uma que faça o basico para esse publico

A uma diferença extrema entre uma engine de jogos e um programa de gráficos 2D. Não só o que fazem, mas em questão de utilidade e necessidade...Por assim dizer.

Como eu disse, não faz sentido uma seção propriamente para um software de criação de gráficos 2D.
O porque? Não por existirem outros, e não por tal software ser limitado e não poder fazer tudo sozinho...

Mas sim, porque não há motivo. E também por ser ilógico.

Veja, você disse que a ideia da seção era ensinar os novatos e talz...Mas o que lhe impede de fazer os tutoriais na seção gráfica? Ela não foi feita para isso?

Exemplo: Porque precisaria de uma seção para ensinar a programar IA's? Porque precisaria de uma seção para ensinar a criar menus?
Não faz sentido fazer essas divisões.

Talvez algo como CRP disse...De fazer subcategorias para vetorial, pixel, etc...Tudo bem...

Mas uma seção para algo específico? Não, não é uma boa.
E como eu disse, há uma diferença enorme entre uma engine de jogos e um software de gráficos 2D.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 12 Jun 2015, 13:26

Não kabeção não da.
Eu me canso de fazer isso. Como eu vou fazer uma animação só com papel e lápis? Eu faço o contorno no caso, mas as frames subsequentes ficam desajustadas.
A linha não fica da mesma largura, fica 'tremendo'. Mesmo usando réguas, folha por cima de folha com luz. E muito bom no caso, para fazer "pequenos desenhos", onde, o desenho feito na folha será convertido para pixel art.

Eu sou TOTALMENTE CONTRA usar apenas inkscape. Ele é bom para desenhos vetoriais claro. E só. Ele já pode até ser eleito. Mas faltaria outro programa para desenho não vetoriais.

Para desenhos 3D use o blender. Ele tem tudo. É grátis. Simplesmente perfeito(único programa completo que conheço). Qualquer problema de compatibilidade(tem?) é só exportar fbx.
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Mensagem por Kabeção Sex 12 Jun 2015, 14:40

Certo, programas e mais programas... mas vocês estão se esquecendo do principal: saber desenhar.

Se for por ferramentas; eu já usei lápis, papel, caneta, tinta, carvão, Photoshop, SAI, Graphics Gale, Paint Net, GIMP, Krita, Illustrator, Flash, Spine, Creature, Blender, Maya, 3D-Coat, Zbrush, as vezes softwares interno da equipe de um projeto e não exitaria em baixar outro freeware ou comprar um comercial se for ajudar no trabalho.

Todos ajudam e aceleração bastante a produção, normalmente usamos diversos para um único projeto, as vezes para uma única imagem, certas vezes usados apenas por preferência própria mas nem um deles faz sua habilidade melhorar.

Se não quiser depender de uma ferramenta, concentre-se em aprender uma habilidade.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 12 Jun 2015, 14:45

Kabeção você está muito certo.

Então que comecem os incentivos a área de design do forum!!!

Mas ainda temos que deixar um programa "melhorzinho" pra facilitar a padronização ou algo assim, sei lá  sorrindo .
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 12 Jun 2015, 15:27

Como eu disse, eu acho que deveriamos sim ter uma engine para gráfico para as pessoas terem uma orientação sobre ela quando tiver duvidas de algum comando que não sabe usar, como tem muitas é função desse tópico eleger uma e não ficar discutindo sobre que cada ferramenta faz ou deixa de fazer. por exemplo, se elegermos o inkscape criamos uma seção pra inkscape e damos dicas , tutoriais e duvidas de coisas para fazer nele, se a galera tiver duvidas sobre outras engines, tem o assuntos diversos para isso, também temos que ver qual a que melhor tem suporte com o game maker sem ter tanta perda visual.

Nesse meio das ideias da galera eu percebo que poucos conseguem criar gráficos 2D com uma engine só , mas segundo minhas pesquizas e minha própria experiencia com engines, foi a mesma que citei com as engines 3D , não é que elas não possam fazer , mas sim que a galera as vezes não se adapta com a forma que a engine trabalha, é meio como um photoshop e o flash, ambos podem se criar pixel art, mas o photoshop não é bom com vetore, e o flash não tem muitas(ou quase nada) opções para edições de imagems, o que obriga o usuário a usar outros programas, mas a minha ideia era um programa que iniciante pudesse tirar suas duvidas sobre criar um bom gráfico uma boa hud , ter harmonias de cena, coisas assim, isso foi a mesma coisa quando eu quiz que tivessemos uma seção de unity para não termos as limitações do game maker para criar jogos, então eu digo assim : da mesma forma que a galera acha que precisamos de um programa só para criar games, também acho que um programa só é suficiente para criar gráficos já que não da para agradar a todos mesmo, mesmo assim é importante termos uma engine para isso, mesmo não agradando a todos
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Mensagem por Zero. Sex 12 Jun 2015, 16:21

Uma ferramenta que ninguém fala a respeito, mas que eu acabei me acostumando foi o SketchBook Pro. Usando uma mesa digitalizadora das mais simples, consigo fazer coisas bem interessantes. Um exemplo de um projeto que trabalho atualmente :
Oz4M6pPt.png hosted at imgserv.com. the free image hosting service.

Eu acho interessante definir uma ferramenta que seria mais utilizada aqui no forúm, assim teriamos mais conteúdo sobre a ferramenta e consequentemente sobre a área gráfica.
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