Entrar
Últimos assuntos
» Problemas com particulaspor RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
[Engine] - Transição de Cor
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
[Engine] - Transição de Cor
Engine – Transição de Cor
Michael Willy – 28/02/2015
Michael Willy – 28/02/2015
Versão: Game Maker Studio
Dificuldade: Fácil
Proposta:
A engine possui uma proposta simples e direta. Fazer uma transição de cores entre a cor primária e a cor secundária. Por exemplo, uma transição entre a cor c_red e c_blue traria esta sequencia de cores em 10 frames:
A cor inicial é a cor atual do objeto, já a cor final é a que você definirá. As cores entre estes dois pontos dependem da velocidade de transição.
Como usar:
Para a engine funcionar, seu projeto deverá incorporar o obj_fade_to e o script scr_fade_to. O objeto que terá a cor resultante armazenada deverá obrigatoriamente declarar a variável "Cor" e definir uma cor inicial conforme demonstrado na engine. Em seguida, basta chamar o script passando dois argumentos: scr_fade_to(NovaCor,VelocidadeDoFade);
Nota: O fade é baseado no valor atual da variável "Cor".
- Funcionamento da Engine:
- Apenas dois elementos tornam o sistema possível. Um objeto e um script.
O objeto (obj_fade_to) possui em seu create variáveis com valores padrão. Estes valores são atualizados através do script scr_fade_to(NovaCor,VelFade), ou seja, o script funciona como um "construtor de objeto".
Depois de criado, o step deste objeto faz a manipulação da cor usando a função merge_colour(Cor1,Cor2,Montante)*. Este código mistura a cor2 sobre a cor1 de acordo com o montante (no nosso caso, representado por "i"). Graças ao repeat, o valor de i é aumentado 0.01 multiplicado por VelFade, permitindo que uma transição entre 0 e 1 aconteça de forma suave. Conforme o código é executado, a variável "Cor" do objeto que chamou o script é atualizada. Depois de finalizar o processo (quando i é maior ou igual a 1), o objeto é destruído.
*Função não existe no GM8 ou inferior.
>>DOWNLOAD.GMZ<<
Dúvidas, criticas ou sugestões são bem-vindas.
Espero que lhe seja útil!
Espero que lhe seja útil!
Re: [Engine] - Transição de Cor
Olhando o tópico da para ver que é um recurso útil, e, mesmo que não seja difícil de fazer, é sempre bom ter um script já pronto para otimizar o tempo de criação de jogos.
Por exemplo:
Mesmo sabendo fazer o for i, eu sempre aperto F2 para colocar ele já pré feito, e, mesmo sabendo fazer uma procura/separação de letras em uma sequencia/string, eu uso o script do Jiraya como base(i)(claro que eu tenho uma adaptação dele já salva em meu PC).
Por exemplo:
Mesmo sabendo fazer o for i, eu sempre aperto F2 para colocar ele já pré feito, e, mesmo sabendo fazer uma procura/separação de letras em uma sequencia/string, eu uso o script do Jiraya como base(i)(claro que eu tenho uma adaptação dele já salva em meu PC).
Tópicos semelhantes
» [Engine]Transição diferente
» Transição de tela 3d
» Transição de background
» Transição de room
» Criando uma transição no GMS
» Transição de tela 3d
» Transição de background
» Transição de room
» Criando uma transição no GMS
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos