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por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
2 participantes
Página 1 de 1
como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
eu to fazendo um jogo 2.5d e até ai tudo bem, só que o problema é que tem um sistema que quanto mais em baixo da tela o personagem ta maior ele fica(pra simular profundidade) que tbm deu certo, o problema é que a colisão tbm aumenta, ent quando eu vou pra cima de uma parede meu personagem trava pq a colisão dele aumentou, queria saber formas de resolver isso
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Re: como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
Crie um sprite diferente para ser a "máscara de colisão" do seu personagem, e no objeto personagem, abaixo de onde você seleciona a sprite do objeto, te a opção de selecionar uma máscara de colisão personalizada para o objeto.
Acredito que isso vá resolver seu problema.
Uma sugestão que pode acelerar a resposta para suas dúvidas é usar o chatGPT, visto que aqui no fórum quase sempre demoramos responder às dúvidas do pessoal, oque pode acabar atrasando o seu progresso no desenvolvimento do seu projeto.
Por exemplo, perguntei ao chatGPT:
GameMaker: Como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
A resposta dele:
Quase sempre ele consegue nos ajudar com nossas dúvidas, particularmente uso muito durante o desenvolvimento.
LINK: chatGTP
Acredito que isso vá resolver seu problema.
Uma sugestão que pode acelerar a resposta para suas dúvidas é usar o chatGPT, visto que aqui no fórum quase sempre demoramos responder às dúvidas do pessoal, oque pode acabar atrasando o seu progresso no desenvolvimento do seu projeto.
Por exemplo, perguntei ao chatGPT:
GameMaker: Como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
A resposta dele:
- Spoiler:
No GameMaker, você pode ajustar o tamanho visual de um objeto sem alterar o tamanho da colisão utilizando o recurso de máscaras de colisão. Aqui estão os passos para fazer isso:
Crie uma máscara de colisão separada:
1-No editor de sprites, abra o sprite do seu objeto.
-Crie uma nova subimagem clicando no botão "New" ou "Novo".
-Desenhe a máscara de colisão da forma desejada. Esta área será usada para detecção de colisão, independentemente do tamanho visual do objeto.
-Ajuste a máscara de colisão:
2-Selecione a subimagem da máscara de colisão.
-No editor de sprites, clique em "Edit Image" ou "Editar Imagem".
-Redimensione a máscara de colisão conforme necessário, mas mantenha a relação de aspecto igual ao original do objeto.
-Atribua a máscara de colisão ao objeto:
3-Vá para o objeto associado ao sprite.
-Na guia "Main", em "Mask", selecione a subimagem que você criou para a máscara de colisão.
-Agora, mesmo que o tamanho visual do objeto seja alterado, a máscara de colisão permanecerá a mesma, permitindo que você ajuste a -aparência do objeto sem afetar a detecção de colisão.
Lembre-se de que este método assume que você deseja manter a colisão constante, independentemente do tamanho visual do objeto. Se você precisar de uma detecção de colisão mais complexa que mude de acordo com o tamanho visual do objeto, pode ser necessário implementar lógica adicional no código do jogo para lidar com isso.
Quase sempre ele consegue nos ajudar com nossas dúvidas, particularmente uso muito durante o desenvolvimento.
LINK: chatGTP
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